Educando
e caminhando: construindo percepções acerca da inclusão do aluno com
deficiência na escola.
Projeto
Tema
Educação
Especial
Título
Educando
e caminhando: construindo percepções acerca da inclusão do aluno com
deficiência na escola
Público alvo
Alunos
do ensino fundamental e médio
Duração do projeto
8 aulas
Resumo
Através do presente proposta de trabalho pretende-se possibilitar
a percepção das dificuldades, capacidades e possibilidades dos alunos com
deficiência promovendo e facilitando a interação e evolução deste aluno na
escola.
Área de
Atuação
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Objetivo
geral:
Trabalhar a socialização, humanização e orientar alunos e professores
sobre a importância da inclusão escolar, incentivando-os a assumir uma postura mais
ativa diante do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento e
construção da autonomia da pessoa com deficiência.
Objetivos
Específicos:
- Favorecer
a cooperação e envolvimento entre os alunos com e sem deficiência e os
demais profissionais da escola.
- Sensibilizar
os alunos sobre as dificuldades e potencialidades das pessoas com
deficiência.
- Promover
a interação da pessoa com deficiência e o meio no qual está inserida.
- Desenvolver
possibilidades interação, socialização e construção do conhecimento, de
forma a favorecer a aprendizagem e construção da autonomia de pessoas com
deficiência na realização de atividades comuns.
- Promover
aceitação da diversidade evitando comportamentos preconceituosos comumente
percebidos na sociedade
Metodologia:
- Apresentação
do tema com esclarecimento de conceitos
- Exibição
de vídeo sobre o tema
- Oficinas
aplicadas
com a intenção de promover vivências, reflexões e transmitir informações
sobre as deficiências.
A pessoa com deficiência deve ser considerada como um ser integral
e, portanto devem-se valorizar suas capacidades e potencialidades. Através de
oficinas, buscaremos conscientizar, aguçar os sentidos, resgatar a afetividade
e os diversos sentimentos essenciais ao cuidado e atendimento à pessoa com
deficiência, como respeito, confiança, incentivo, afeto, entre outros.
Na
oficina sobre Tecnologias Assistivas e sites de inclusão haverá esclarecimentos,
demonstração e sugestões de como utilizar as tecnologias no processo educacional
de pessoas com deficiência. O professor deve aproveitar a oportunidade para
demonstrar ou citar os recursos de informática adaptados que são utilizados por
pessoas com deficiências para a execução de tarefas escolares e para interagir
com o mundo. O computador é mais que uma ferramenta de apoio, é um instrumento
instigante de comunicação e aprendizagem
que deve ser explorado de forma a incentivar a autonomia da pessoa com
deficiência.
Recursos
Didáticos
- Vídeo
(Sugestão: Vídeo: Verdadeiro Mujeron)
- Música
(Sugestão: Natureza Distraída - Toquinho)
- Computadores
- Alimentos
e objetos para oficina de estimulação sensorial
- Lápis,
caneta, borracha, caderno
Avaliação
A avaliação ocorrerá sistematicamente, durante todo o processo
através da participação e envolvimento do aluno.
Desenvolvimento
das atividades
- 1º
Momento: 2 aulas
Apresentação e discussão sobre o tema
- Colocar a música (Sugestão: Natureza Distraída - Toquinho).
Pedir que os alunos ouçam a música com atenção e logo após abrir discussão a
cerca das interpretações de cada um sobre a música em relação ao tema proposto;
- Exposição sobre o tema com esclarecimento de conceitos e
aspectos que envolvem a inclusão;
- Pedir que os alunos relatem experiências e convivências com
pessoas com deficiência.
Letra da Música: Natureza Distraída
Composição:
Toquinho / Elifas Andreatto
Como as plantas somos
seres vivos,
Como as plantas temos que crescer.
Como elas, precisamos de muito carinho,
De sol, de amor, de ar pra sobreviver.
Como as plantas temos que crescer.
Como elas, precisamos de muito carinho,
De sol, de amor, de ar pra sobreviver.
Quando a natureza distraída
Fere a flor ou um embrião,
O ser humano, mais que as flores,
Precisa na vida
De muito afeto e toda compreensão
Fere a flor ou um embrião,
O ser humano, mais que as flores,
Precisa na vida
De muito afeto e toda compreensão
- 2º
Momento: 2 aulas
Oficina de estimulação sensorial
1º - Pedir aos alunos que fiquem sentados em
circulo, vendar os olhos de todos e comentar sobre como o deficiente visual
percebe o mundo a sua volta.
2º - Entregar objetos
diversos aos alunos e pedir que identifiquem através do tato. Todos os alunos devem tocar todos os objetos.
3º - Distribuir alimentos
para degustação (frutas, chocolate,
pipoca, açúcar, pó de café, salgadinhos, etc.) e solicitar que identifiquem
através do gosto, cheiro, etc. (os alimentos maiores devem ser picados antes de
serem distribuídos aos alunos).
4º - Pedir aos alunos que
formem duplas e solicitar que um deles tire a venda dos olhos. O aluno sem venda deverá guiar o colega
vendado por um percurso a ser definido pelo professor. As duplas deverão seguir
em silêncio, devagar e em fila para evitar contratempos e acidentes. Sugere-se
percorrer os ambientes internos á escola (pátio, quadra, corredores,
biblioteca, cantina, etc.). Pedir que os alunos vendados identifiquem o local.
5º - Retornar a sala de aula, pedir que todos tirem as vendas e
abrir discussão sobre as sensações obtidas durante todo o processo.
- 3º
Momento: 2 aulas
Exibição de vídeo e realização de debate sobre terminologias e
deficiências
- Vídeo: Verdadeiro Mujeron (tempo: 00:05:28)
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YCU8mto9Ml0)
- Discussão breve sobre o vídeo exibido;
- Explicação sobre as terminologias
utilizadas para identificar as pessoas com deficiência.
Texto para o professor: Terminologia Sobre Deficiência na Era
da Inclusão
(Disponível em: http://www.cepde.rj.gov.br/terminologia_ppds.doc)
- Solicitar aos alunos que redijam uma redação expondo seu
pensamento sobre Inclusão de pessoas com deficiência na escola regular. Esta
atividade permitirá que o professor tenha uma visão sobre as atitudes,
pensamentos, conceitos e pré-conceitos de seus alunos.
- 4º
Momento: 2 aulas
Oficina sobre Tecnologias
Assistivas e Sites de Inclusão
1º - Conceituar
Tecnologias Assistivas e explicar suas funções (informações: http://www.assistiva.com.br/
ou http://www.assistiva.org.br/
);
2º - Demonstrar exemplos
de Tecnologias Assistivas, utilizar imagens, fotografias e objetos (cadeira de
rodas, mouse e teclado adaptado, próteses, pranchas de comunicação alternativa,
ponteiras, adaptador de vaso sanitário, etc.);
3º - Levar os alunos a um
laboratório de informática ou disponibilizar computadores para uso. Distribuir
os participantes de acordo com o número
de computadores. Apresentação e demonstração
de sites de inclusão:
- Bengala legal: http://www.bengalalegal.com/
- Braille Virtual: http://www.bengalalegal.com/
- Feito com os Pés: http://www.feitocomospes.com/
- LIBRAS - Dicionário da
Língua Brasileira de Sinais:
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
4º - Pedir que os alunos
naveguem pelos sites e auxiliem os colegas com deficiência caso seja necessário.
5 º - Finalizar a oficina com discussão
breve sobre os novos conhecimentos e experiências adquiridas.
Referências:
Brincar
para todos. Secretaria de Educação Especial/MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf
Portal
de ajuda Técnicas. Secretaria de Educação Especial/MEC. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
Documento
subsidiário á política de inclusão. Secretaria de Educação Especial/MEC.
Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf
Escola
Viva: Garantindo o acesso permanência de todos os alunos na escola –
Sensibilização e convivência. Secretaria de Educação Especial/MEC.
Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sensibilizacao.pdf
SASSAKI,
Romeu K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Disponível em: http://www.cepde.rj.gov.br/terminologia_ppds.doc
Tecnologia
Assistiva. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/
Portal
Nacional de Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.assistiva.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário