domingo, 11 de maio de 2014

Projeto sobre inclusão social na escola !

Educando e caminhando: construindo percepções acerca da inclusão do aluno com deficiência na escola.


Projeto

Tema

Educação Especial

Título

Educando e caminhando: construindo percepções acerca da inclusão do aluno com deficiência na escola

Público alvo

Alunos do ensino fundamental e médio

Duração do projeto

8 aulas

Resumo

Através do presente proposta de trabalho pretende-se possibilitar a percepção das dificuldades, capacidades e possibilidades dos alunos com deficiência promovendo e facilitando a interação e evolução deste aluno na escola.

Área de Atuação

Ensino Fundamental
Ensino Médio


Objetivo geral:

Trabalhar a socialização, humanização e orientar alunos e professores sobre a importância da inclusão escolar, incentivando-os a assumir uma postura mais ativa diante do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento e construção da autonomia da pessoa com deficiência.


Objetivos Específicos:

  • Favorecer a cooperação e envolvimento entre os alunos com e sem deficiência e os demais profissionais da escola.

  • Sensibilizar os alunos sobre as dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiência.

  • Promover a interação da pessoa com deficiência e o meio no qual está inserida.

  • Desenvolver possibilidades interação, socialização e construção do conhecimento, de forma a favorecer a aprendizagem e construção da autonomia de pessoas com deficiência na realização de atividades comuns.

  • Promover aceitação da diversidade evitando comportamentos preconceituosos comumente percebidos na sociedade



Metodologia:

  • Apresentação do tema com esclarecimento de conceitos
  • Exibição de vídeo sobre o tema
  • Oficinas aplicadas com a intenção de promover vivências, reflexões e transmitir informações sobre as deficiências.
A pessoa com deficiência deve ser considerada como um ser integral e, portanto devem-se valorizar suas capacidades e potencialidades. Através de oficinas, buscaremos conscientizar, aguçar os sentidos, resgatar a afetividade e os diversos sentimentos essenciais ao cuidado e atendimento à pessoa com deficiência, como respeito, confiança, incentivo, afeto,  entre outros.
Na oficina sobre Tecnologias Assistivas e sites de inclusão haverá esclarecimentos, demonstração e sugestões de como utilizar as tecnologias no processo educacional de pessoas com deficiência. O professor deve aproveitar a oportunidade para demonstrar ou citar os recursos de informática adaptados que são utilizados por pessoas com deficiências para a execução de tarefas escolares e para interagir com o mundo. O computador é mais que uma ferramenta de apoio, é um instrumento instigante  de comunicação e aprendizagem que deve ser explorado de forma a incentivar a autonomia da pessoa com deficiência.


Recursos Didáticos

  • Vídeo (Sugestão: Vídeo: Verdadeiro Mujeron)
  • Música (Sugestão: Natureza Distraída - Toquinho)
  • Computadores
  • Alimentos e objetos para oficina de estimulação sensorial
  • Lápis, caneta, borracha, caderno


Avaliação

A avaliação ocorrerá sistematicamente, durante todo o processo através da participação e envolvimento do aluno.


Desenvolvimento das atividades

  • 1º Momento: 2 aulas

Apresentação e discussão sobre o tema

- Colocar a música (Sugestão: Natureza Distraída - Toquinho). Pedir que os alunos ouçam a música com atenção e logo após abrir discussão a cerca das interpretações de cada um sobre a música em relação ao tema proposto;

- Exposição sobre o tema com esclarecimento de conceitos e aspectos que envolvem a inclusão;

- Pedir que os alunos relatem experiências e convivências com pessoas com deficiência.

Letra da Música: Natureza Distraída
Composição: Toquinho / Elifas Andreatto

Como as plantas somos seres vivos,
Como as plantas temos que crescer.
Como elas, precisamos de muito carinho,
De sol, de amor, de ar pra sobreviver.
Quando a natureza distraída
Fere a flor ou um embrião,
O ser humano, mais que as flores,

Precisa na vida
De muito afeto e toda compreensão


  • 2º Momento: 2 aulas

Oficina de estimulação sensorial

  1º - Pedir aos alunos que fiquem sentados em circulo, vendar os olhos de todos e comentar sobre como o deficiente visual percebe o mundo a sua volta.

 2º - Entregar objetos diversos aos alunos e pedir que identifiquem através do tato.  Todos os alunos devem tocar todos os objetos.

3º -  Distribuir alimentos para degustação  (frutas, chocolate, pipoca, açúcar, pó de café, salgadinhos, etc.) e solicitar que identifiquem através do gosto, cheiro, etc. (os alimentos maiores devem ser picados antes de serem distribuídos aos alunos).

4º -  Pedir aos alunos que formem duplas e solicitar que um deles tire a venda dos olhos.  O aluno sem venda deverá guiar o colega vendado por um percurso a ser definido pelo professor. As duplas deverão seguir em silêncio, devagar e em fila para evitar contratempos e acidentes. Sugere-se percorrer os ambientes internos á escola (pátio, quadra, corredores, biblioteca, cantina, etc.). Pedir que os alunos vendados identifiquem o local.

5º - Retornar a sala de aula, pedir que todos tirem as vendas e abrir discussão sobre as sensações obtidas durante todo o processo.  
           

  • 3º Momento: 2 aulas

Exibição de vídeo e realização de debate sobre terminologias e deficiências

- Vídeo: Verdadeiro Mujeron (tempo: 00:05:28)
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YCU8mto9Ml0)

- Discussão breve sobre o vídeo exibido;

-  Explicação sobre as terminologias utilizadas para identificar as pessoas com deficiência.
   Texto para o professor: Terminologia Sobre Deficiência na Era da Inclusão
   (Disponível em:  http://www.cepde.rj.gov.br/terminologia_ppds.doc)

- Solicitar aos alunos que redijam uma redação expondo seu pensamento sobre Inclusão de pessoas com deficiência na escola regular. Esta atividade permitirá que o professor tenha uma visão sobre as atitudes, pensamentos, conceitos e pré-conceitos de seus alunos.


  • 4º Momento: 2 aulas

Oficina sobre Tecnologias Assistivas e Sites de Inclusão

1º - Conceituar Tecnologias Assistivas e explicar suas funções (informações: http://www.assistiva.com.br/     ou       http://www.assistiva.org.br/ );

2º - Demonstrar exemplos de Tecnologias Assistivas, utilizar imagens, fotografias e objetos (cadeira de rodas, mouse e teclado adaptado, próteses, pranchas de comunicação alternativa, ponteiras, adaptador de vaso sanitário, etc.);

3º - Levar os alunos a um laboratório de informática ou disponibilizar computadores para uso. Distribuir os participantes de  acordo com o número de computadores. Apresentação  e demonstração de sites de inclusão:

- Bengala legal: http://www.bengalalegal.com/
- Braille Virtual: http://www.bengalalegal.com/
- Feito com os Pés: http://www.feitocomospes.com/
- LIBRAS - Dicionário da Língua Brasileira de Sinais:
 http://www.acessobrasil.org.br/libras/

4º - Pedir que os alunos naveguem pelos sites e auxiliem os colegas com deficiência caso seja necessário.

5 º - Finalizar a oficina com discussão breve sobre os novos conhecimentos e experiências adquiridas.




















Referências:

Brincar para todos. Secretaria de Educação Especial/MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf

Portal de ajuda Técnicas. Secretaria de Educação Especial/MEC. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf

Documento subsidiário á política de inclusão. Secretaria de Educação Especial/MEC.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf

Escola Viva: Garantindo o acesso permanência de todos os alunos na escola – Sensibilização e convivência. Secretaria de Educação Especial/MEC.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sensibilizacao.pdf

SASSAKI, Romeu K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Disponível em: http://www.cepde.rj.gov.br/terminologia_ppds.doc   

Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.assistiva.org.br/




 

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